Seguidores

19 de setembro de 2009

Como ter Qualidade de Vida Após os 60 Anos


ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA PODE GARANTIR MAIOR QUALIDADE DE VIDA A PARTIR DOS 60 ANOS.



Teremos a participação da NUT 24 e NUT 25 do Curso de Nutrição UNIASSELVI/FAMEBLU nas atividades do Dia Internacional do Idoso.



01 de Outubro de 2009 - Dia Internacional do Idoso.










Leituras sobre o assunto:


1) Qual é a expectativa de vida dos brasileiros?
A média de expectativa de vida dos brasileiros subiu de 62,5 anos em 1980 para 71 em 2002, segundo dados de uma pesquisa divulgada em dezembro de 2003 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As brasileiras levam vantagem, chegando aos 74,9 anos, contra 67,3 anos dos brasileiros.

2) E estes idosos tem boa qualidade de vida?
Uma coisa é aumentar o número de anos a serem vividos e outra, completamente diferente, é dar qualidade a esses anos. Em outra pesquisa recente, realizada por pesquisadores da Unicamp, relata que, embora haja aumento da expectativa de vida, homens e mulheres vivem 50% desses anos com incapacidades importantes.

De acordo com o médico, entre as doenças incapacitantes estão a depressão (considerada pela Organização Mundial de Saúde como a principal causa de incapacidade em países desenvolvidos); o diabetes; as seqüelas de acidentes vasculares cerebrais (derrames); a insuficiência cardíaca; as doenças de Alzheimer e de Parkinson; as quedas e suas conseqüências, principalmente a fratura de colo do fêmur; as artroses, principalmente as dos joelhos; o enfisema e a bronquite crônica.

É possível conviver com uma ou mais doenças crônicas, desde que se mantenha um alto nível de acompanhamento e seriedade com o tratamento, a geriatria desempenha importante papel, na medida em que tenta detectar, primeiro a propensão para essas doenças e segundo, diagnosticá-las precocemente, para que o tratamento possa ser instituído prontamente.

3) Quais são as principais doenças do idoso?
A depressão é uma das principais doenças, pois esta fase da vida é geralmente acompanhada de perdas, de outras doenças e de dificuldades. Além disso, a depressão nesta idade costuma se apresentar muitas vezes de maneira atípica, sem a tradicional tristeza e, muitas vezes, a própria pessoa não se dá conta de que está deprimida. Queixas variadas como insônia, perda de memória e emagrecimento devem alertar para uma avaliação mais aprofundada.

Já o diabetes, a pressão alta, o colesterol, o tabagismo, a falta de exercícios e a obesidade estão muito ligadas entre si como responsáveis por doenças com grande prevalência atualmente como as de coração e derrames. A doença de Alzheimer assume também proporções assustadoras. A investigação correta das falhas de memória, de alterações de personalidade e até de quadros depressivos apresenta bons resultados.

4) E quanto às quedas que ocorrem com muita frequência nesta faixa etária?
As quedas representam um capítulo à parte dentro da geriatria. Podem sinalizar para doenças graves ainda não diagnosticadas e, portanto, devem ser avaliadas e prevenidas. Vários medicamentos estão relacionados com quedas, desde doenças que alteram o equilíbrio, como o Mal de Parkinson, a falta de exercícios, principalmente para as pernas, (o envelhecimento é acompanhado de diminuição da musculatura de 20% a 30%) e até infecções.

5)Que medidas devem ser tomadas para a prevenção destas doenças?
Medidas como a manutenção de um alto nível de atividade intelectual e também de atividade física apresentam benefícios para evitar certas doenças. Veja as recomendações:
- Mudança de hábitos de vida. Procurar profissionais da saúde para parar de fumar e emagrecer é tão importante e útil quanto seguir a dieta e tomar as medicações.
- Tratar doenças nos estágios bastante iniciais.
- Atividade física para reforçar a musculatura local na diminuição da dor.
- Evitar a auto-medicação, já que muitos medicamentos usados para alívio de dores possuem efeitos colaterais.
- As vacinas contra gripe e pneumonia previnem complicações de doenças respiratórias, entre idosos, que devem ser aliadas ao abandono do cigarro
- Familiares devem ajudar no tratamento, mudando estilos de vida e adquirindo hábitos saudáveis, já que os parentes são peças fundamentais no tratamento dos idosos.
- Seguir prescrições e recomendações médicas.

Familiares devem observar as sutis alterações e devem ter como regra o pronto encaminhamento ao hospital, mesmo que seja para tirar uma dúvida. Mais uma vez, o objetivo é que a doença nem chegue e se instalar ou se ocorrer, que seja tratada rapidamente e eficazmente.

Dr. Roberto Magalhães - Médico Geriatra do Hospital e Maternidade São Camilo - Ipiranga

http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=311

RECOMENDAÇÕES DIETÉTICAS PARA O IDOSO


Com a idade, o corpo fica menos eficiente para absorver e usar alguns nutrientes; a osteoporose e outras doenças comuns em pessoas mais velhas também alteram as necessidades nutricionais.


Conseqüentemente, o idoso pode precisar de quantidades extras dos seguintes nutrientes:


- Fibras: previne a prisão de ventre

- Cálcio: previne a osteoporose e manter os ossos saudáveis

- Potássio: especialmente se tiver prisão de ventre ou se utilizar diuréticos

- Vitamina B12: participa da formação das células vermelhas do sangue e mantém os nervos saudáveis

- Vitamina D: participa da absorção do cálcio

- Zinco: ajuda a compensar a diminuição da imunidade


DICAS PRÁTICAS PARA A ALIMENTAÇÃO DO IDOSO


- Estabeleça horários regulares para as refeições
- Escolha pratos que proporcionem contrastes de cor, textura e sabor - use ervas e temperos. - Uma pitada de noz-moscada ou canela pode compensar o paladar diminuído.
- Beba 6 a 8 copos de água, suco ou outra bebida não alcoólica por dia. Pessoas idosas geralmente sentem menos sede ou reduzem a ingestão de líquidos devido à incontinência urinária. Isso pode contribuir para prisão de ventre e problemas renais, além de aumentar o risco de desidratação no verão.
- Faça caminhadas diárias ou outro exercício físico, não sem antes procurar orientação do seu médico. O exercício físico não apenas preserva a força muscular, mas também melhora o apetite e o humor.

http://www.rgnutri.com.br/sqv/idosos/idoso.php

Um comentário:

  1. Ola, Debora... Acabei de me formar e ainda nao consegui uma vaga de trabalho. Se vc souber de alguma em Santa Catarina, por gentileza poste, ou passa um email: nutri_gabi@hotmail.com. Desde já agradeço. Um abraço. Gabriela

    ResponderExcluir